segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Filme VINCERE

Filme VINCERE - Marco Bellocchio
(comentário postado em http://www.eleonorarosset.blogspot.com/)
Preciosa e forte essa sua indicação, Eleonora. Gosto de sua leveza de texto, suas informações (agora c/ cartaz, trailler) e sobretudo as “significações” que vc vai plantando no seu roteiro.
<O filme, que me fez lembrar um neo realismo italiano mais atualizado, “encorpado”, é uma explosão criativa de muitos momentos, dentre eles:
> no 1º encontro, mesmo desejando o beijo, Ilda(ainda) Dalser, resiste às investidas iniciais de Benito e, momento precioso, levanta a cabeça e a posta altiva e lentamente vai ao encontro do beijo, como que dando uma delicadeza inicial aos momentos fortes que se seguirão nessa História, assim como o tom de que aquele beijo era da parte dela, um vínculo e não um instante.
> na 1ª “transa”, o contraste da entrega plena de Ilda, - na expressão linda que vc usou (“seus olhos fechados de amor” ) - e Benito, s/ nenhuma ”contração”, c/ um brilho de olhar “petrificado” “procurando outro êxtase em fúria contida”, (sic), qual felino em momento de caça ou vampiragem.
> Qdo Ilda, - homenageando seu desejo -, MUSSOLINI, sendo levada da cidade, sussura no meio da multidão, “não me esqueçam”, aparecem numa seqüência “insistente” pela janela do carro, crianças em movimento seguindo-a c/ olhar fixo nela. Significando várias coisas que poderão me ajudar a “significar”. Não é a toa que a geração que veio depois dessas crianças, como os idealizadores do filme e nós, assistindo hoje, estamos respondendo ao apelo de “não esquecermos” “..das conseqüências arrasadoras da tirania no poder.”, como Vc conclama no final de seu artigo.
> a destacar a fusão das cenas reais existentes da época c/ a do filme, assim como as imagens de sombras e grupos perfilando passagens.
> as cenas de “tomadas clássicas” dos clássicos do cinema, bem de baixo pra cima, onde os cenários e pessoas de poder tomam proporções gigantes, lembrando talvez a linguagem do expressionismo alemão, tudo maior que as Pessoas; e essas tomadas ao inverso (de cima pra baixo) tornando-as “insignificantes”.
> rever no Duce qto fascínio o ser humano tem pelo lado bufão de líderes, exemplo em nosso folclórico Odorico Paraguaçu.(Bem Amado, Dias Gomes).
Nunca entendi bem “..esse homem de gestos teatrais e olhar escuro...” (sic). assim como outros seus pares, futuros párias (!), até que lendo Michel Onfray, filósofo atual francês, relembrou-me os filósofos da antigadade que usavam a “gesta corporal”, p/ “teatralizar o pensamento e cenografar as idéias”. Ex. de Diógenes buscando um Homem nas ruas de Atenas, em pleno dia, c/ uma lanterna e assim os demais. “O cínico age como truão ontológico, sabe que compreenderão sua encenação”.
> “É preciso ser ator e suportar a humilhação para sobreviver.” relembra Eleonora a orientação do psiquiatra pra quem sabe “ler e/ou ouvir” além do “pé da letra”. Quem sabe, ator como sobrevivência, não como oportunidade.
> eu queria um Quadro do take, demorado até, em lento movimento de ampliação que o diretor Bellocchio faz de Ilda Mussolini - de dentro pra fora, de baixo pra cima - na última vez que ela sobe na grade do “hospital”. Muitos significados, mas esses eu deixo pravcs, senão a “conversa” vai longe.
> enfim, os 5 minutos iniciais do ultimatum à existência de Deus, retornando a sua contagem no final, enqto uma prensa hidráulia “esfarela” o monumento do Duce, talvez significando – p/ os que acreditam – que o tempo de Deus tem contagem diferente. Afinal, p/ quem “criou o Universo em 6 dias” – alguém o faria?! – o tempo deve ser mesmo diferente do nosso. C/ todo respeito!
 “Vincere”, um filme político e de “amor possessivo heróico”! A escolha da “rebelião absoluta, o que prova uma coragem extrema.” como expressou o diretor Bellocchio, citado por Eleonora.
Os brutos tbém “amam” e, por incrível que pareça, tbém são “amados” pelas suas “Medeias”!!!
{wilson/seramigo - servidéias: 18/8/10}

5 comentários:

  1. (c.via e-mail de 19/8/10,transcrito aqui)
    Pela primeira vez, consultei um blog...
    Li suas colocações e a manifestações a respeito.
    Parabéns.....
    Um dia serei blogueiro, talvez...
    (A.O.V.)

    ResponderExcluir
  2. (c.via e-mail de 23/8/10,transcrito aqui)
    "...Como ainda não vi o filme - o que pretendo fazer esta semana - deixarei para ler depois da visualização. Quero também ver o novo do Tarantino e aí ler seus comentários..."
    (C.M.)

    ResponderExcluir
  3. (c.via e-mail de 23/8/10,transcrito aqui)
    "A primeira coisa que fiz... foi ler os seus comentários. Gostei bastante!!! Não sabia que vc atacava de crítico de cinema... Muito bom!
    ...agora vou acompanhar os seus comentários."
    (L.M.)

    ResponderExcluir
  4. (c. via e-mail de 19/8/10, transcrito aqui)
    "...seu artigo sobre o filme VINCERE, gostei muito. Seus comentários e observações são perfeitos e trouxeram até detalhes que me haviam passado desapercebidos. É uma grande verdade o conselho do psiquiatra dela: " É preciso ser ator e suportar a humilhação para sobreviver." Quem de nós já não passou por situações às vezes humilhantes e soube engolir em seco e suportar a injustiça. A primeira mulher de Mussolini foi altiva demais e acabou perecendo."
    (N.M.)

    ResponderExcluir
  5. (c. via e-mail de 26/8/10,transcrito aqui)
    "...O que tenho a dizer do filme: finalmente surgiu alguma coisa a altura de Matrix. Depois de tantos anos. È genial, porém ainda prefiro Matrix ( o 1°). É a eterna busca do ser humano, pelo subconsciente, pelo mundo paralelo que existe dentro e fora de todos nós..."
    (R.C.)

    ResponderExcluir